FILHOTES: OBSERVAÇÕES E DICAS lll


Ficar Sozinho

Tanto quanto possível, não habitue seu filhote à solidão antes dos 4-5 meses de idade: isso arriscaria gerar crises reais de ansiedade em seu jovem companheiro.

A solidão é uma realidade que seu filhote conhecerá ocasionalmente ou regularmente. Tanto para um caso como para o outro, ele deve estar preparado.

    * Aproveite os momentos de cansaço do filhote para habituá-lo a ficar sozinho.

    * Nos primeiros momentos, ausente-se brevemente, alguns minutos. Se o filhote chorar, volte em sua direção, repreenda-o e saia novamente. Quando voltar, felicite-o se ele permaneceu calmo.
    * Progressivamente, você poderá estender a duração de suas ausências de tal maneira que elas se tornem uma prática natural que não precisa nem de ritual de adeus nem de encontros exuberantes.

Ensinar o Nome ao Filhote

É inútil gritar, seu ouvido é muito apurado: pronuncie lenta e claramente seu nome para chamar sua atenção e associe-o a cada ordem:

A primeira coisa que um filhote deve aprender é seu nome: quanto mais curto, ele o memorizará melhor.
* Desde o primeiro dia, chame seu filhote pelo nome.
* Preceda o chamado de seu nome por um momento agradável para incita-lo a executar as ordens.
* Quando ele vier, afague-o e recompense-o com uma carícia.
* Se ele demorar em vir, não o repreenda: ele demorará ainda mais para vir da próxima vez!

Desobediência

Se seu filhote não obedece à ordem “aqui”, saia no sentido oposto ou esconda-se: ele ficará inquieto por permanecer sozinho e voltará rapidamente!

Mais que uma ordem, o chamado é um convite para voltar perto de você e receber carícias ou recompensas: o chamado deve ser ligado a um gesto positivo, mas exige muito rigor de sua parte.

* Comece associando o chamado à distribuição do alimento: um membro de sua família mantém o filhote à distância enquanto você prepara sua refeição. Chame, então, o cão pelo seu nome e diga “aqui”.
* Pouco a pouco, com carícias, felicitações e estímulos positivos, o filhote assimilará que com a ordem “aqui” ele deve imediatamente vir em sua direção.
* Ponha isso em prática primeiramente dentro de casa antes de levá-lo para fora, preso por uma guia.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS