ALIMENTOS QUE JAMAIS DEVEM SER OFERECIDOS PARA CÃES E GATOS


Com a aproximação das festas de fim de ano, é comum que cães e gatos acabem ganhando porções de alimentos que não costumam comer, o que dentre outros problemas a longo prazo, como obesidade e diabetes, podem levá-los à intoxicação e até mesmo à morte. Este é o caso da macadâmia, abacate e chocolate, que são extremamente prejudiciais a cães e gatos.
Confira a seguir a lista dos principais alimentos que devem passar longe do focinho do seu amigo de quatro patas:
Ossos de aves: quando cozidos ou assados, os ossos de frango ou peru, por exemplo, tornam-se mais frágeis, podendo ser engolidos sem a mastigação necessária, o que pode causar a perfuração do intestino dos animais.
Bebida alcoólica: apesar dos malefícios do álcool serem bastante claros até mesmo para humanos, muitos donos “brincam”, dando ao animal alguns goles de cerveja ou espumante. A prática não deve ser incentivada, já que cães e gatos, por terem uma estrutura física menor e delicada, podem sofrer overdose da bebida, levando-os a óbito.
Castanhas e uva passa: Bastante tradicionais nesta época do ano, as frutas cristalizadas como a uva passa, além da castanha, sobretudo a Macadâmia, podem causar intoxicações e falência dos rins nos animais. Quando ingeridas é comum que os pets apresentem vômito e prostração.
Leite e derivados: Oferecidos com mais frequência aos gatos, o leite e seus derivados também causam problemas aos animais, principalmente diarréia e alergias. Isso porque os humanos são os únicos mamíferos no planeta que tomam leite mesmo após de adultos. Ou seja, o leite de vaca é muito forte para o organismo sensível dos pets.
Guloseimas: Balas, pirulitos e chocolates devem passar longe da dieta dos animais. Isso porque uma substância presente nesses alimentos, o xylitol, aspartame utilizado também em pastas de dentes e produtos dietéticos, pode levar à falência no fígado de cães e gatos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS